Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Grande ou pequena?

Lembro quando era pequena de passar sempre por alguns dilemas de ser criança pra certas coisas e muito velha pra outras... Acho que todo mundo passa por isso, né? Agora... Já mãe, a vontade que tenho é que Giullia seja pra sempre essa bebezinha linda e sapeca que ela é... Lógico que junto com essa vontade de mantê-la sempre essa coisinha linda, engraçadinha e dependente bate a preocupação e o medo de estar, por conta dessa vontade de mantê-la bebê, privando-a de certas coisas ou impendindo-a de crescer e desenvolver... Maaaaaas, como cabeça de mãe é complicada... Ao mesmo tempo, penso que esse medo de impedir que ela cresça, faz com que eu imponha certos limites e cobre certas atitudes que talvez ela realmente seja ainda muito bebê pra assumir.. Complicado... Deu pra entender??? kkkk
Ano que vem Giullia vai pra escola... E eu, como professora, sei que por melhor que seja a escola e por mais atenciosa e cuidadosa a professora, ela NUNCA vai ter a dedicação e atenção exclusiva que tem em casa... Por conta disso, comecei a me preocupar em deixa-la um pouco mais independente para se virar sozinha na escola em determinadas situações... Por exemplo... Na lista de material pede um copo de alumínio... Mas ela ainda não toma nada sem ser ou na mamadeira ou no copo de canudinho com tampa... Duas vezes ao dia ela toma leite na mamadeira, logo quando acorda e antes de deitar... O resto do dia toma sucos e água no copo com canudinho... Perguntei na escola e falaram que no começo ela vai usar sim o copo com tampa, depois que vão mudando... Aí, pensando nisso, reparei que se ela já não mama mamadeira a maior parte do tempo, porque não oferecer o leite também no copo? A mamadeira dela é de um tipo diferente, ela não tem o fundo, a gente usa saquinhos e os dispensa depois... Ideal pra não ficar aquela nojeira que fica os fundos de mamadeira que a bucha não alcança... A última caixa de refil de saquinhos está pela metade já... Por conta disso, decidi que quando acabar esse, a mamadeira vai embora de vez... Não vou comprar mais refis... Será o adeus à mamadeira!
Outra coisa que muuuuuuuuuuuuito me preocupa pra quando a Giu for pra escola é o "bubu" (chupeta)... Antes era uma coisa mais light... Mas de umas semanas pra cá, tenho percebido que a dependência aumentou consideravelmente... Às vezes do nada, ela para a brincadeira e não sossega enquanto não achar o bubu dela... Na verdade a única coisa que esqueci de perguntar na escola foi sobre o uso da chupeta.. Mas, mesmo que fosse liberado, acho complicado de mandar por uma questão de higiene mesmo.. Vai que ela leva e um menino que a mãe já "deschupetou" resolve matar a saudade no bubu da Giullia? Seria um beijo de língua por tabela, né?? E Giu está muito nova ainda pra trocar bactérias com menininhos folgadinhos e preguiçosos por aí... HUAHUAHUAHUA... No quesito bubu ainda não me decidi por completo.. Sei que o que tiver que acontecer, vai acontecer nas minhas férias de dezembro-janeiro... Opção 1 é o bubu sumir de vez... Opção 2 é o bubu ser confinado ao berço e só poder ser usado na hora de dormir... Sugestões construtivas e relatos de experiência são sempre bem vindos nesse assunto!
E por último.. A questão desfralde... A escola deixou claro que passado o momento adaptação, eles vão começar o desfralde dos meninos... No começo achei exagero, que ela tava muito nova ainda.. Mas pesquisando pela net li vários relatos de bebês desfraldados antes dos 2 anos e aceitei como coisa natural... E pra completar, desse último mês pra cá, Giullia começou a avisar toda vez que faz cocô, demonstrando desconforto e tentando ela mesmo tirar a fralda... Xixi, que é o grande dificultador na verdade... Ela ainda não avisa sempre... Mas de vez em quando para e avisa que fez xixi... Então já aceitei e concordo com o desfralde proposto pela escola...
O que tá pegando na verdade, e por isso postei é que surtei quando parei pra pensar que talvez, se tudo correr tranquilamente, ela faça 2 anos sem usar bico, mamadeira e fralda.. Tipo... MEU BEBÊ VAI VIRAR 100% CRIANÇA!!!!!! E pra completar, quando fui comentar com algumas pessoas isso tudo que contei aí em cima, ouvi vários comentário do tipo: "Aaaaaaaaaaah tadinha... Não... Deixa ela ser bebê... Coitada!!!"... E esses comentários de vez em quando minam minha autoconfiança e me dão um certo medinho de estar forçando a barra e exigindo demais da minha bebezica...
Affff... Mãe sofre!!!! Enfim... Me conta aí... Quando é que seu filho/a parou de usar mamadeira, chupeta, fralda? Ou quando você pretente fazê-los???

5 comentários:

Telma Maciel disse...

Ah, Nana... não fica grilada com isso, não... Quer dizer, a gente fica mesmo, mas acho que hj não tem bb que é bb até os 4 anos de idade, como seria da nossa vontade! E, te falar a verdade, isso é bom!!!
Mas tem que dosar msm... eu acho que adolesci a Sofia cedo demais! Ela já quer atravessar a rua sozinha... Mas tem os momentos criança, sim! Só não deixa isso perder!
Como eu sei como vc é, continua brincando, lendo historinhas pra idade dela, brinquedinhos de acordo com a idade tbm... Vai dar tudo certo!!!
Beijão

. disse...

Matheo mesmo desfraldou com 3 anos e desmamou e deschupetou com 3 anos,qdo me casei,e foi natural...Se ela jah fazendo tudo isso,é pq tah sendo natural,mas é gradativo.Eu no seu lugar,jah iria fazendo isso em casa,jah que naturalmente isso tem acontecido,qdo ela chegar na escola jah esta td ok e vc com o coração tranquilo.Qto a chupeta,eu a limitaria apenas a dormir,pra ela naum sofrer a ausencia da mesma na escola.
E relaxa,que vc vai saber fazer as coisas,no tempo certo e do jeito certo.
beijos e desencana
rsrs

Kelly Pereira disse...

Bom amiga, eu acho que tudo isso eh relativo. Gianluca desmamou do peito sozinho de 9 para 1o meses e eu ja passei ele direto para o copo, entao mamadeira ele nunca mamou. Depois passei ele para cama com 1 ano, ainda chupa chupeta e usa fralda. Ja entrei num drama com a chupeta anteriormente, mas desencanei, ele de uns tempos para ca, esta como a Giullia, dependente da "pepeta" e sinceramente estou deixando o vento me levar nesse assunto. Fralda, ele tbm avisa quando tem coco, estou pensando em comecar o desfralde ano que vem, tbm pretendo manda-lo para escola e melhor ja ir desfraldado.
Eh a fase do desapego para nos, mamaes, nada facil, por sinal.

Pri disse...

Ariane, posso falar como uma mãe de 3 agora??
Nossos filhos serão sempre bebês. E cabe a nós achar a medida de controlarmos isso.
Não é a fralda, nem a chupeta e nem a mamadeira que vão fazê-los deixar de serem bebês.
Depois tem a fala, a troca de letrinhas, o cheirinho, o tamanho da criança, o jeitinho que ela pede carinho... e tenha certeza, que por exemplo, o jeito que pede carinho será o mesmo até depois de velha. E vc lembrará dela, como aquela bebezinha, cheia de dengo.
Os bebês, nessa idade, tem uma curiosidade MUITOOO grande em saber sobre o corpo. Eles aprendem a tirar a fralda e querem tirar o tempo todo, avisam que fazem xixi, avisam que fazem cocô, mas isso NÃO É motivo para desfralde. É motivo para ajudarmos a criança a entender o próprio corpo. Vc viu a VEJA que diz que hj, novos estudos indicam que qto mais tarde a criança sai da fralda melhor??? Eu vou tirar da Clara em dezembro/janeiro de 2011. E não importa o que a escola diga pq eu sei, já li e já vi pessoas que tiraram a fralda cedo e deu problemas na fase adulta da vida. E para saber que aquela dor de barriga diante de novos fatos foi por causa de um desfralde precoce??? Anos de terapia!!!
Quanto a mamadeira e chupeta, o problema é a arcada dentária, o João saiu da chupeta aos 2 anos por conta própria, super tranquilo e da mamadeira (ele mamava só antes de dormir) saiu aos CINCO anos. Veja, é um garotão, super esperto, um amor...
Mas meus filhos sempre tomaram tudo em copo sem ser com canudinho. Só o leite eles bebem na mamadeira (João não mais).
A Alice mama quando acorda e antes de dormir. É a garota mais esperta da classe e a gente sabe o quanto essa menina é inteligente.
Daí entra a questão do único e primeiro filho. A gente quer que eles crescam, não queremos que eles crescam, a ansiedade é inimiga de uma mãe.
Dê o tempo dela. Manda a escola pra PQP. Pq cada criança TEM SEU PRÓPRIO RITMO e é um erro acelerarmos uma criança para qualquer coisa.
Eu sou adpeta da criança feliz no seu próprio tempo. Não me baseio em "horas disso ou hora daquilo" acho que a criança saberá nos dizer e nós saberemos entender qd é o tempo certo!!!
Relaxa um pouco. Tenha um segundo filho que vc verá como faz diferença... kkkkk.
Beijocas!!

Pri disse...

Ahh, esqueci de falar. Cada mudança para uma criança tem que ter um intervalo mínimo de 6 meses. Eles não conseguem assimilar e ajeitar as coisas como nós. Vc não acha que tanta mudança assim, em um período tão curto de tempo não pode acarretar estresse/irritação/ansiedade/incertezas nela?
Vamos pensar como bebê: Poxa, minha mãe só quer que eu use a bubu antes de dormir. E minha mamadeira? Vou ter que tomar sentada esse leite? O gosto não é o mesmo! Para onde minha mãe está me levando agora? Ahh, eu gosto da minha tia mas prefiro minha mãe. Que história é essa de só usar bubu a noite, usar copo e agora ficar sem fralda? Será que essa tia vai tirar minha mãe de mim tbm??

Desculpe o post hahahahah!